10/29/2009

Visto...a arte de reunir documentos e paciência!

Sentada confortavelmente na minha cama enquanto escrevo esse texto, até me esqueci da maratona que enfrentei hj à tarde no consulado americano, lá em Sampa, no Morumbi. Só pra se calcular em horas o que é tirar o visto nessa época do ano, fiquei mais de 2 horas em filas gigantes. É fila pra entrar no consulado, fila para entrevistas e filas para pagamentos, e assim vai. Prova dessa maratona do visto, foi a resposta que acabei de dar pra um amigo que me perguntou no msn "o que tenho que levar pro visto?": nossa, mtos documentos, um tênis confortável e mta paciência! Pra quem nunca tirou o visto americano, vale a dica: -Cuidado com a foto de "orelhas a mostra", que é pedido para entregar junto com a documentação! Logo na minha pré-entrevista (primeiro guiché dessa maratona) foi negada a minha foto. Motivo: minha franja teria que estar presa, mostrando minha testa. -Nunca faça nenhum serviço, como impressão ou tirar foto dentro do consulado. É tudo mto caro. Me cobraram 20 reais pela nova foto com a franja presa...um assalto! -Prepare seu inglês: tds as pessoas pelas quais eu passei só falavam inglês. -Leve dinheiro trocado para pagar as taxas dentro do consulado. Ah, não leve mtas moedas, eles nao aceitam (pra ñ perder tempo na hora de contar). Quanto a temida entrevista, essa acabou sendo a parte mais calma do visto. Assim que apareceu meu nº no painel, fui até o guichê indicado, onde fui entrevistada (em inglês) por uma americana. Ela me perguntou o que eu fazia aqui no Brasil, o que cursava e em que ano estava, qual era o meu destino e se iria viajar acompanhada. De tds os documentos que levei, nenhum me foi pedido. Agora com uma preocupação a menos e um carimbo a mais no passaporte, o próximo passo é comprar a passagem! Hey, Wisconsin, Wisconsin!

Nenhum comentário:

Postar um comentário