9/13/2010

Can I help you?...a rotina de trabalho

Housekeeper, Dishwasher, Busser, Lifeguard, Slide Attendant...geralmente são essas as vagas de emprego disponíveis para um universitário que queira participar do Work and Travel Program, tb conhecido com Trabalho de Férias. Como deu pra ver, os trabalhos estão ligados a capacidade física de cada pessoa, e não intelectual. Logo, não vale ficar reclamando quando tiver 8 ou 9 banheiros para lavar em um dia só.
Das vagas apresentadas acima, eu fui Housekeeper e dishwasher, como já devo ter falado uns 2 postes atrás. Confesso que minha rotina de trabalho não era nada fácil. Entrava às 10h da manhã e só saía às 4h da tarde. Não tinha hora de descanso e tinha que comer algo (geralmente pão com manteiga de amendoim ou pedaço de pizza) em menos de 15 min. Existiram dias que cheguei a trabalhar de 10 a 11h num dia só.
Quanto aos dias de trabalho, eles vão variar conforme o mês e os feriados do país. Isso acontece porque esses trabalhos estão diretamente ligados com o turismo. Ou seja, pode esquecer feriado se você for trabalhar em hotel ou parques. Passei o dia 1 de janeiro, por exemplo, trabalhando das 9h da manhã até às 8h da noite, com um sono de matar porque tinha ido numa festa no dia anterior hehe. O mês de fevereiro e março, em compensação, tem baixo movimento.
E o dinheiro? Isso dependerá das horas de trabalho na quinzena. Eu cheguei a ganhar 500 dólares na segunda quinzena de Dezembro. Já na segunda quinzena de fevereiro meu paycheck não passou dos $220. Por falar no pagamento, como disse, ele geralmente é de 15 em 15 dias e na forma de paycheck, que deverá ser descontado no banco. Em Wis Dells, para poder trocar o paychek por dinheiro era preciso abrir uma conta nos EUA. Eu tinha uma conta e até uma poupança, onde guardava o dinheiro que utilizei num mochilão pelo país no fim do programa. Fechei a conta uma semana antes de deixar o país.
Vale lembrar que toda essa rotina de trabalho era regada com muita neve, o que, pra mim, piorava as coisas. Como eu trabalha em um resort de várias casas, restaurantes e um hotel, tinha que me locomover entre um espaço e outro, geralmente no meio da neve. As casas do resort Wilderness onde trabalhava
Disse no primeiro parágrafo que esse programa só oferece vagas de trabalhos "braçais". Sim, mas a velha esperteza sempre conta. Digo isso porque consegui várias horas de trabalho no próprio escritório do meu departamento, sentada na mesa do meu menager! Como consegui? Trabalhava em uma equipe em que a quase que todos eram mexicanos ou peruanos e não falavam o inglês bem. Foi aí que dei a ideia de uma cartilha em espanhol com todas as dicas, regras e deveres de cada trabalhador deveria saber. Cobrei pelo trabalho e passei cerca de uma semana traduzindo documentos do inglês pro espanhol ao invés de fazer o meu trabalho de costume.
Não me arrependo de nada e faria tudo de novo. Não me arrependo de nenhum prato esfregado, de nenhuma hora gasta em cozinha de restaurante cortando frutas, de nenhuma hora arrumando camas. Aprendi a fazer e aguentar coisas que não sabia que era capaz. Aprendi a ser mais humilde, menos chorona, a usar mais o "por favor" e a saber o valor quase que semiótico que existe por trás de cada centavo ganho com o seu trabalho. Tem ainda todas as pessoas que me ajudaram ou que me apontaram o dedo e disseram "faça o trabalho melhor!", enfim, todas aquelas que me ensinaram algo. Mas deixa isso pra um próximo poste porque elas não caberiam aqui.

4 comentários:

  1. Láaa....to adorandooo
    mas ainda ta parecendo td lindo nessa viagem!!!
    conta como sofremos, as pessoas q vão este ano tem q saber, coitadas!!!
    bjoss
    saudadess

    ResponderExcluir
  2. tem outras coisas que voce aprendeu e nao quer contar, falae (:

    ResponderExcluir
  3. Housekeeper se ferra muito mesmo, ganha mal...em feriado, de fim de ano e springbreak, trabalhava 65 hrs semanais, no fim dava uns paychecks de US$1.000,00 pra mais até...e o second job complementava...

    ResponderExcluir
  4. Verdade, tds os mexicanos amavam o springbreak, falavam q ganhavam mto dinheiro nessa época...a cidade fica lotada nessa época msm

    ResponderExcluir