9/24/2010

Todos os Custos de um Work and Travel

Participar de um programa de Work and Travel é muito bom para quem quer sair e sem ter dor de cabeça para se bancar lá fora. Como eu já devo ter dito, o dinheiro que ganhamos nos trabalhos do programa rende grana para nos mantermos. O problema está antes de embarcar, quando temos que gastar com passaporte, visto, taxa para a empresa contratada e mais a passagem aérea. Bom, mas vamos falar em números.
Antes de mais nada, você terá que pagar a empresa que contratou para te arrumar um empregador norte americano e te ajudar com a parte burocrática. Hoje, para fazer um intercâmbio desse tipo, você terá que pagar uma taxa de inscrição de 100 dólares. Essa taxa te dá o direito de participar das entrevistas de trabalho. Se você for empregado, aí terá que pagar o valor do programa, que circula em torno de 1400 a 1600 dólares. Quanto mais cedo você começar a pagar esse valor, mais parcelas menores terá. Ainda existe uma tal de taxa Sevis de 35 dólares.
Quanto aos gastos fora da empresa, se você ainda não tem um passaporte, desembolsará cerca de 160 reais para tirar o modelo novo, o azul. Com o passaporte na mão, vem os custos com o visto americano. Para consegui-lo, é preciso pagar uma taxa ao consulado que vai variar de acordo com o câmbio do dólar. No ano passado, por exemplo, o meu visto ficou cerca de 400 reais.
Lá pelo mês de setembro aparece outro valor grande, porque é a hora de comprar a passagem aérea. O valor dela dependerá muito para o lugar que você irá morar. Se for morar na Flórida, a passagem para lá é uma das mais baratas, cerca de 800 dólares. Já se for morar no Havai, a de lá a mais cara. A minha, que foi para Chicago com escala em Miami, saiu por cerca de 1200 dólares, valor que eu dividi em 6x. Esse preço está incluído o desconto por sermos estudantes e é referente a ida/volta.
Depois de todas essas taxas e valores, o participante também deverá levar cerca de 800 dólares para gastos iniciais. Isso é preciso porque assim que você chega nos eua tem que pagar o primeiro mês de aluguel e ainda fazer uma compra inicial de supermercado, sendo que seu primeiro salário virá só dali uns 20 dias. Se você for morar em cidade grande, também terá que se preocupar com o valor do transporte.
Vale lembrar que a maioria desses valores que eu descrevi podem ser divididos em algumas vezes.

2 comentários:

  1. Tô adorando o Blog.
    Conta sofre o lugar aonde você ficou, sobre como conseguir um carro e sobre as viagens dentro do país. Hehee.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  2. A história do carro é mto boa, Diogo, prometo contar logo menos!
    Mto obrigada pela visita,
    Abraço!

    ResponderExcluir