9/13/2010

A vida em Dells

Quando embarquei pros EUA, o ano passado, o objetivo era o de fazer desse blog um diário eletrônico de todas as minhas experiências. Acontece que levei o bom e velho caderninho de capa dura e acabei substituindo o notebook pelas folhas de papel.
Um mês atrás, no entanto, comecei a receber e-mails de pessoas desconhecidas que também vão morar no estado de Wisconsin no fim desse ano e me pediram que atualizasse o blog. Foi aí que resolvi revirar a caixa de madeira de revistas do meu quarto e ler pela primeira vez o meu "caderno de viagem". Deu pra relembrar umas boas histórias e chorar um pouquinho de saudade.
Bom, mas vamos falar da cidade de Wisconsin Dells. Infelizmente, não conheço a cidade com clima quente, pois morei lá só durante o inverno. Pra quem for morar lá durante essa estação, se prepare, porque em janeiro, o mês mais frio do ano, pode chegar a fazer -35°C. Durante todo mês e começo de fevereiro, eu só usei galochas e botas de neve, todas compradas baratinho (cerca de 20 dólares)no Wallmart.
Por falar em comprar, o Wallmart é o que há nos EUA. Lá você compra desde um miojo por 20 cents, até uma luva térmica para enfrentar o frio por $5 ou um xarope para a gripe (nos eua é permitido vender remédio em supermercado). Além disso, a variedade é enorme. O mais legal é que dá pra ir vestido de qualquer jeito no supermercado. Eu já cheguei ir de pijama e ninguém reparou em mim. Só pra dar uma conferida e ver como as pessoas vão no Wallmart: http://www.peopleofwalmart.com/
Quanto ao custo de vida norte americana, varia muito. Isso acontece por causa que a taxa de impostos muda de Estado para Estado. O esquema é assim: o produto trás um preço x na etiqueta. Em cima desse preço, será somado uma porcentagem equivalente a taxa de imposto do Estado em questão. Wisconsin e Hawaii são um dos estados mais baratos, que tem apenas 6% de imposto. Já em Illinois, por exemplo, a taxa é de 11%.
No que diz respeito a própria Wisnconsin Dells, era tão baixo o custo de vida lá que eu gastava cerca 650 dólares por mês com tds as contas pagas (aluguel da casa, comida e gasolina pro carro). E o dinheiro pras baladas? Ah, a noite em Dells se resumi assim: Segunda feira, jogar boliche com os amigos em downtown. A cerveja lá é barata e o jogo sai uns $4 por pessoa. Terça feira, dia de Monk´s Bar, um sportbar bom pra sentar no balcão e assistir um jogo nos vários telões do bar. Quinta feira, dia de balada no Carvelli´s. Tem uns drinks legais e mulher bebe de graça. Também fica em downtown. Sexta e sábado, dias de Marleys Club! A balada lá só toca hip hop, reggae e black music. Desses, o que eu mais ía era o Carvelli´s. Passei ano novo e carnaval lá. O chato é que as baladas fecham por volta de 2h da manhã. O pior é que é assim nos EUA inteiro, só em Las Vegas que não! Mas aí já é outro capítulo...

Nenhum comentário:

Postar um comentário